Você pode até se considerar o melhor, mas para isso você precisa agir como tal. Todos sabemos da qualidade do elenco do Sport Club do Recife nesta edição da Série B do Campeonato Brasileiro. É ululante! O Leão da Ilha pra mim tem um elenco melhor até que o do líder da competição, que é o Bragantino, equipe que detém uma vantagem muito boa sobre o Sport. Porém, por qual motivo a equipe de Bragança Paulista lidera a competição e o Leão, não?
Pois bem, vamos lá! Após perder para o Guarani, ficou impossível não salientar a soberba e a arrogância do time do Sport. Isso também misturado com a displicência dos atletas. É inadmissível vencer o Bragantino estando atento e jogando bem na Ilha e em seguida, perder para o América Mineiro, em casa. É questionável um time que vence o Paraná, por 2 a 1, com dezenove finalizações, sendo onze certas e uma semana depois, esse mesmo Sport perde para o Guarani, por 1 a 0, finalizando seis vezes e apenas com duas sendo em gol. E olhe que o Bugre nem jogou atrás, buscando o contra ataque. O time de Campinas foi para cima e dominou o Leão. Acomodação e displicência? Com certeza. Esse é um dos motivos do Sport ser o segundo colocado.
Quando algo negativo aparece, a busca pelos culpados é sempre o enredo do filme. Na Ilha do Retiro isso também não anda sendo diferente. E o principal candidato a vilão é o técnico Guto Ferreira. Entretanto, vou logo avisando que isento Guto da culpa principal. Ao longo do Brasileirão ele até errou sim, e não foi só uma vez. Como ao usar Éder na esquerda lá no jogo em Santa Catarina, contra o Criciúma, na derrota por 1 a 0, mas o comandante Leonino está fazendo sim um bom trabalho ao longo da temporada e não é ele que dá a ordem para o time recuar. Guto já falou isso até em coletiva. Não é Guto que manda Éder pisar na linha do gol, em vez de ir marcar o atacante adversário, mas é Guto que escala a peça. E desse erro Guto não pode ser isentado, por isso existe também uma parcela de culpa dele.
Ainda falando de Guto, dá pra notar o Sport bem montado num 4-2-3-1 quando ataca e num 4-1-4-1 quando se defende. Ponto positivo para ele. Dá pra observar também as inversões de pontas ao longo das partidas e deu logicamente para ver ele arriscando bem contra o Paraná, mudando a mecânica do Sport para vencer o jogo. Ou seja, Guto não é esse vilão todo que muita gente insiste em salientar! Erra? Claro. Mas não é ele o culpado pela acomodação rubro negra. Ele é culpado em insistir em peças que estão em má fase, isso sim.
Após tirar um pouco do peso sobre Guto, é bom frisar algumas falhas individuais do time, que poderiam ser evitadas pelo treinador.
- O espaço dado por Norberto na ala direita.
- A lentidão de Rafael (tendo Chico no banco) na zaga ao lado de seja lá quem for.
- A má fase de Adryelson em 2019.
- O touro Sander as vezes vacila taticamente.
- Leandrinho de vez em quando some do jogo e deixa na mão a armação da equipe.
- A incompetência de Hyuri na hora de ficar cara a cara com o goleiro.
Com isso tudo que foi citado, o Sport fica frágil em determinados momentos da Série B. O Leão é um time dependente de Charles, Guilherme e Hernane. Lembrem disso. Quando dois dos três estão fora de sintonia, certamente a vitória não vai chegar ao fim do jogo. E quando os coadjuvantes também batem cabeça, aí é que o time entra em parafuso. O Sport tem um bom elenco, mas muitos dos componentes do grupo se embragam na soberba de achar que a qualquer minuto do jogo o Leão vai vencer o adversário, e isso é pra se condenar. Aí a gente volta ao ponto anterior... Guto é culpado? Sim! Mas não é o culpado mor. Individualmente falando, os jogadores possuem uma porcentagem maior. E que isso tenha ficado em Campinas, pois a imagem do gol do Guarani foi patética. Eram seis jogadores do Sport contra apenas dois do Bugre. Falta de atenção absurda do sistema defensivo.
Restam seis jogos e dezoito pontos. Se descer do salto, ficar atento e jogar como um conjunto, o Sport vai subir sem sustos. Para a Série B 2019, o elenco é bom, o técnico é bom e a direção vem fazendo esforços gigantes para colocar o Leão de volta ao Brasileirão da Série A. Tudo com nos faz crer que o roteiro é perfeito para o acesso. E que o Sport suba, pois merece. E que o costumeiro sono leonino nesta competição tenha ficado em Campinas e não volte mais ao time da Praça da Bandeira.
Comentários
Postar um comentário