A IMPORTÂNCIA DO PERNAMBUCANO 2019 PARA O SPORT


Após perder nos noventa minutos e vencer nos pênaltis, o Sport conquistou o quadragésimo segundo título Pernambucano de futebol. É o maior campeão do estado. E para 2019, essa conquista tem um valor diferente por inúmeros fatos. O principal desses fatos é a volta do elo do Sport Club do Recife com a torcida. Notamos na reta final do Pernambucano 2019 uma Ilha do Retiro diferente! A Ilha do Retiro voltou a ter as cores e a cara do Campeão da Copa do Brasil 2008. O Time da Praça da Bandeira recarregou o slogan de que de é o Leão da Ilha.

Além da volta do abraço da torcida com o clube, o período do Estadual também fez com que o Sport efetivasse uma troca no comando técnico. Por sinal, o Leão na temporada foi um antes do clássico contra o Santa Cruz, e outro após aquele embate. A derrota para o Tricolor fez com que Milton Cruz fosse embora e Guto Ferreira chegasse. E é bom lembrar que Milton foi um dos responsáveis pela queda do Sport na primeira fase da Copa do Brasil e isso pesou na hora dessa mudança.

Dentro das quatro linhas, a equipe conseguiu obter uma forma de jogar com Guto Ferreira no estadual. Mailson, Norberto, Rafael, Adryelson, Sander, Ronaldo, Charles, Guilherme, Ezequiel, Luan e Hernane Brocador. Essa foi a principal base da equipe com o famoso 4-2-3-1 que faz a variação para o 4-3-3. Dois jogadores que andam próximos a linha lateral, um atacante que sabe fazer a função de centroavante, dois volantes protegendo a zaga e uma linha de 4 atrás com dois laterais que se equilibram. Essa foi a moldura do Sport para conquistar o Pernambucano 2019. Com Guto, o aproveitamento foi de 6 vitórias em 7 jogos. Não podemos negar que foi um baita aproveitamento, mas também não podemos esquecer quem o time da Ilha enfrentou.

Agora o foco é total na Série B do Campeonato Brasileiro. O nível técnico é outro. A exigência aumenta. O laboratório do Pernambucano acabou. Peças como um primeiro volante e mais um atacante de velocidade com condições de jogo são necessidades para melhorar o elenco pensando em uma competição tão longa e desgastante. E na parte tática, o técnico Guto Ferreira ainda precisa entrosar mais os seis jogadores da linha de defesa (os 4 homens da linha de zaga e os 2 volantes) para evitar sustos na Segundona, pois o material humano da equipe titular é de qualidade (olhando as demais equipes da Série B) e credência o Leão como favorito para subir de divisão.

Torcida de volta, técnico armando um time com organização, equipe com potencial de evolução e erros vistos que precisam ser corrigidos, Sim, o Pernambucano serviu bem para dar moral ao Sport no planejamento rumo ao acesso.

Comentários